Dia Mundial da Alimentação


dia_mundial_alimenta_vmail.jpg

Clicar para Ver o cartaz em grande

A 16 de Outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação. Este ano, a FAO (Food and Agriculture Organization) escolheu para o Dia Mundial da Alimentação o tema O Direito à Alimentação (“The Right to Food)”. A escolha do tema demonstra o crescente reconhecimento pela comunidade internacional da importância de erradicar a fome e a pobreza. Será também de reflectir que o excesso de alimentos, nomeadamente nas sociedades ocidentais, apresenta repercussões graves para a saúde.
A comemoração do Dia Mundial da Alimentação que teve início em 1981, é na actualidade reconhecida em mais de 150 países como a mais importante data para alertar e consciencializar a opinião pública em relação a questões globais relacionadas com a nutrição e alimentação.
Todo o cidadão tem direito a uma alimentação acessível, nutricionalmente adequada e culturalmente aceitável para que possa desfrutar de uma vida activa e saudável.

A Associação Portuguesa de Dietistas identifica os 10 mais importantes Direitos à Alimentação!

1. Direito a pelo menos 3 refeições diárias
2. Direito à alimentação a custo acessível e justo
3. Direito a uma alimentação saudável
4. Direito a uma alimentação variada
5. Direito a comer em porções adequadas
6. Direito ao prazer da alimentação
7. Direito a uma alimentação de qualidade
8. Direito à segurança alimentar
9. Direito a informação sobre alimentação
10. Direito ao aconselhamento nutricional por um dietista.

Fonte: Associação Portuguesa de Dietistas

Ps.: Ainda não tinha nenhuma categoria sobre dietética. É o primeiro post sobre o tema. Onde é que anda esse amor ao curso? lol

Ps1: O cartaz fui eu mesma que fiz para o nosso Núcleo de Dietética afixar pelos campus da Universidade do Algarve promovendo o Dia Mundial da Alimentação e ainda, juntamente com outras brochuras informativas, as actividades que irão ser realizadas pelo NuD ao abrigo das celebrações deste dia. Durante as próximas duas semanas iremos (nós alunos de Dietética e sócios do Núcleo de Dietética) estar presentes na Feira de Santa Iria em Faro para fazer um despiste de doenças metabólicas e medição dos teores de glicémia, colesterol e triglicéridos e ainda aconselhamento nutricional, tudo isto á borla. Boa!!

Autor: Erika

Quem escreve: De nome: Erika. Tenta escrever o que mais lhe apetece. Tenta ser simpática. Quando não reclama, sugere. Sorri muito. Atribui significados importantes à musica, ás cores, cheiros, sabores, texturas. Teimosa, orgulhosa, ambiciosa q.b., não cria espectativas, cria objectivos. Gosta de dormir, é preguiçosa mas detesta preguiçar. Perde-se na internet. Perde-se naquele momento perfeito. Perde-se na fotografia. Perde-se nas pessoas. Perde-se na paixão. É apenas mais alguém que escreve.

9 opiniões sobre “Dia Mundial da Alimentação”

  1. Ola. O teu blog é interesante falar dos alimentos que comemos no dia a dia.
    Roda dos alimentos ajudanos a preseber a nossa alimentação

    Chau.Flavio

  2. Olá,
    Gostei muito do seu comentário sobre o dia e o utilizei para citá-lo no meu blog (www.cozinhajaponesa.com.br/blogs/alimentarte) citando-a como fonte, tudo bem?
    Abraços,
    Rafaela

  3. Diarréias: Nem comento o Mcdrive… LOl é por isso que te saltam essas diarréias mentais (e não só) LOL
    Segundo! : É só sr. Dtª Dietista (sem acento). Dietista Nutricionista não. Por incrivel que pareça Dietética é uma coisa (tipo um todo) e a nutrição é um ramo da dietética. Srª Dietista chega e já é muito bom. LOl beijinho

  4. A unica coisa a que não queremos perder o direito é o facto de aqui na nossa terra haver Mcdrive até às 2h da matina! Faça bem ou faça mal…a essa hora ninguém quer saber de nutrição! A essa hora o importante e que caía no estomago qualquer merda que absorva o alcool!

    Em relação ao cartaz…. tá porreiro! Temos uma Diétista Nutricionista Designer!

  5. Oi novamente Érika!!!!!

    Muito bom saber desta data para a qual nunca havia me atentado.
    Como agente político que sou, sempre me causou muito furor o fato de que é gigantesco o numero de pessoas que não tem acesso a um dos mais básicos dos direitos, que é o direito de se alimentar.

    Começo todos os Estados do Brasil, conseqüentemente muitas cidades que percorri em minhas andanças políticas e por muitas vezes deparei-me com regiões tão pobres e desprovidas de recursos quanto as que encontramos pela África afora.

    O que é inadmissível em um país com as dimensões do Brasil, que é um dos países com a maior área cultivável do mundo, é uma vergonha que ainda tenhamos milhões de pessoas sem acesso ao “pão nosso de cada dia”.

    Nobre profissão a sua minha nobre amiga portuguesa!

    Parabéns!!!

  6. Olá. Estudamos ambos na área de saúde. Tu em dietética e eu em enfermagem.
    Respeito muito o vosso trabalho. Vocês são um BEM da nossa sociedade.
    Gostei bastante do cartaz. Está brilhante e muito apelativo. O teu artigo também é excelente.
    Concordo plenamente com os Direitos à Alimentação! Gostava muito de os ver aplicados a todas as pessoas do mundo. Neste momente sou pessimista quanto a essa ideia. Espero mudá-la dentro em breve.

    Bjs
    Hugo Viana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s