“Temos os amigos que podemos”


As nossas redes sociais são-nos essenciais. O mundo perde o encanto sem amigos que partilhem a nossa vida, que nos ajudem a resolver problemas ou a tomar decisões.

Mas ao contrário do que se pode pensar, a nossa escolha de amigos não depende totalmente de nós – e mais, trocamos ciclicamente uma parte substancial desses amigos por outros. Gerald Mollenhorst, da Organização da Investigação Científica da Holanda, realizou um estudo junto de um milhar de pessoas, com 18 a 65 anos de idade, que foram inquiridas duas vezes, com sete anos de intervalo.

Duas conclusões. Por um lado, os amigos que temos também dependem das nossas circunstâncias, das nossas oportunidades de conhecer pessoas – e não só da nossa vontade. Temos os amigos que podemos, em suma.

Por outro, após sete anos, embora o número total de amigos continue mais ou menos igual, apenas 30 por cento dos nossos amigos iniciais ainda merecem essa designação. E 52 por cento já nem sequer gravitam na nossa rede social. O estudo não equaciona, porém, a crescente tendência a travarmos e-amizades nas redes sociais da Web. Estaremos a transformar-nos numa sociedade de amigos virtuais?

Tirado de “No futuro, vamos ficar sem amigos reais?

em Publico.pt, Ana Gerschenfeld, 30-05-2009

Autor: Erika

Quem escreve: De nome: Erika. Tenta escrever o que mais lhe apetece. Tenta ser simpática. Quando não reclama, sugere. Sorri muito. Atribui significados importantes à musica, ás cores, cheiros, sabores, texturas. Teimosa, orgulhosa, ambiciosa q.b., não cria espectativas, cria objectivos. Gosta de dormir, é preguiçosa mas detesta preguiçar. Perde-se na internet. Perde-se naquele momento perfeito. Perde-se na fotografia. Perde-se nas pessoas. Perde-se na paixão. É apenas mais alguém que escreve.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s